ABTCP 2020

MS é o maior exportador de celulose do País

SÚZAN BENITES

A celulose lidera a pauta de exportações de Mato Grosso do Sul há um bom tempo. Os números positivos fizeram com que o Estado se consolidasse como polo de exportação do produto. Nos últimos cinco anos, MS registrou crescimento acima da média nacional na produção de celulose, atingindo a marca de I milhão de hectares de eucalipto plantados, ampliou seu parque industrial do setor e se consolidou como o maior exportador do produto no País no primeiro quadrimestre de 2020.

Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Económico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com base nos dados do IBGE e do Ministério da Economia, aponta que entre 2010 e 2018 a produção sul-mato-grossense disparou em 308%, chegando a 17 milhões de metros cúbicos de madeira em tora para papel e celulose no último ano do levantamento. Esse desempenho crescente fez com que, já em 2019, Mato Grosso do Sul atingisse a liderança das exportações do produto no País, com 9,7 milhões de toneladas comercializadas: 22,20% do total brasileiro das exportações de celulose naquele ano.

No primeiro quadrimestre de 2020, MS ampliou o volume exportado para 1,49 milhão de toneladas, 4,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado, e já representa 29,27% de todas as exportações brasileiras do produto, à frente de estados como Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

Segundo o titular da Semagro, Jaime Verruck, o desenvolvimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul ao longo de uma década, tendo a celulose como carro-chefe, tem sido fundamental para a atração de novos empreendimentos e diversificação da economia sul-mato-grossense. “Nós aprendemos a trabalhar com a celulose e vimos a economia mudar ao longo dos anos. Hoje não somos mais só soja e boi, no mínimo também temos celulose”.

A nota técnica da Semagro ainda aponta a relação entre a produção e as exportações e mostra que, com o aumento da demanda, a produção cresceu. Com relação à comparação da evolução da participação nas exportações de Mato Grosso do Sul em relação a outros estados, a celulose foi o principal produto de exportação em 2019 e no primeiro quadrimestre de 2020″, diz trecho do documento.

O principal destino da produção estadual é a China, representando 60,27% dos valores exportados.

Fonte: Correio do Estado – Campo Grande – Seção: Economia – Canal: Setor