ABTCP 2020

Voith e Klabin conhecem a startup vencedora do programa Startups Connected

Voith e Klabin conhecem a startup vencedora do desafio “Embalagens Sustentáveis Inteligentes”, do programa Startups Connected, da Câmara Brasil-Alemanha

São Paulo, BRASIL. Incentivadoras do ecossistema de startups, Voith e Klabin formaram parceria para participar da 5ª edição do Startups Connected, programa de aceleração promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Após avaliação e seleção dos projetos pelo comitê julgador, a Câmara anunciou os vencedores de cada desafio. Para o tema proposto por Voith e Klabin, “Embalagens Sustentáveis Inteligentes”, a startup escolhida foi a FiberBio.

A proposta da startup é desenvolver um polímero biodegradável voltado para as embalagens, com o foco em reduzir os impactos causados ao meio ambiente por plásticos convencionais.

O produto proposto é um compósito que utiliza o amido, que possui alto potencial na produção de filmes flexíveis, de baixo custo, biodegradáveis, além de possuir vasta disponibilidade a partir de recursos naturais.

A startup vencedora terá seu projeto acelerado durante três meses, tendo acesso a diversos benefícios, como assessoria nas áreas de gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas e incentivos à inovação, de acordo com o estágio de maturidade.

A selecionada também fará uma apresentação durante o primeiro dia do 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, marcado para o dia 24 de setembro. O pitch terá início às 17h30.

“A Voith se sente extremamente entusiasmada em participar deste projeto.” diz Hjalmar Fugmann, líder da Voith Paper na América do Sul. “Ao incentivar o ecossistema de startups, estamos investindo em uma nova visão de futuro: aquela na qual a colaboração para a construção de soluções sustentáveis e que transformarão o mundo como o conhecemos hoje é o caminho certo a ser seguido”, complementa.

“Para a Klabin foi muito importante estar junto com a Voith neste processo. A escolha da startup vencedora mostra que o desafio por embalagens sustentáveis e inteligentes já não é mais uma tendência e sim uma realidade. O ecossistema inovador conta com nosso apoio para seguir desenvolvendo soluções práticas e eficientes para clientes e consumidores”, explica Renata Freesz, gerente de Projetos de Inovação da Klabin.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 19.000 colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como uma fornecedora completa do setor papeleiro, ela fornece a maior gama de tecnologias, serviços, componentes e produtos do mercado, oferecendo soluções de uma única fonte aos fabricantes de papel. A contínua sequência de inovações da empresa leva a produção papeleira ao próximo nível, viabilizando uma produção de papel que preserva recursos. Sob o conceito Servolution, a Voith oferece a seus clientes soluções de serviços feitos sob medida para todas as seções do processo produtivo. O conceito Papermaking 4.0 da Voith garante a interconexão otimizada dos equipamentos, e a segurança no uso dos dados gerados permite aos fabricantes de papel aumentar a disponibilidade e eficiência de suas fábricas.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br

Sobre a Câmara Brasil – Alemanha de São Paulo

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Suas atividades englobam ações como eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de Formação Profissional, Inovação, Diversidade, Mineração, Sustentabilidade, Energia e Eficiência Energética.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo atua há mais de 100 anos no Brasil e congrega 800 associados, entre empresas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas por 92 países.

Informações para Imprensa

LVBA Comunicação – Voith Paper
Elisandra Escudero – elisandra.escudero@lvba.com.br
Fone: +55 (11) 98558-0117

Rogério Santana – rogerio.santana@lvba.com.br
Fone: + 55 (11) 96607-7451